O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
País: Nova Zelândia, 178 minutos
Título Original: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
Diretor(s): Peter Jackson
Gênero(s): Aventura, Drama, Fantasia
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Oscar de Melhores Efeitos Visuais
Richard Taylor, Randall William Cook, Jim Rygiel, ...
Oscar de Melhor Fotografia
Andrew Lesnie
Oscar de Melhor Trilha Sonora Original
Howard Shore
Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados
Richard Taylor, Peter Owen
People's Choice Award: Filme Favorito
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Filme
Peter Jackson, Fran Walsh, Barrie M. Osborne, ...
Prêmio do Sindicato dos Atores: Melhor Ator Coadjuvante
Ian McKellen
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Direção
Peter Jackson
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Maquiagem e Cabelo
Richard Taylor, Peter King, Peter Owen
Prêmio BAFTA de Cinema: Prêmio Orange de Melhor Filme
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhores Efeitos Visuais
Richard Taylor, Randall William Cook, Jim Rygiel, ...
Prêmio Nebula: Melhor Roteiro
J. R. R. Tolkien, Peter Jackson, Fran Walsh, ...
Critics' Choice Award: Melhor Compositor
2002 · Howard Shore
Prêmio Saturno de Melhor Ator Coadjuvante em Cinema
Ian McKellen
AACTA Award de Melhor Filme Estrangeiro
Peter Jackson, Fran Walsh, Barrie M. Osborne, ...
Prêmio AFI: Melhor Filme do Ano
Peter Jackson, Fran Walsh, Barrie M. Osborne, ...
People's Choice Award: Melhor Filme de Drama
Prêmio Hugo para Melhor Apresentação Dramática
J. R. R. Tolkien, Peter Jackson, Harvey Weinstein, ...
Prêmio Saturno Melhor Direção
Peter Jackson
MTV Movie Award: Melhor Revelação Masculina
Orlando Bloom
MTV Movie Award: Melhor Filme
Prêmio Bodil - Melhor Filme Americano
Peter Jackson
Cinema Audio Society Award: Melhor Mixagem de Som em Filme
Christopher Boyes, Michael Semanick, Hammond Peek, ...
Chicago Film Critics Association Award de Melhor Fotografia
Andrew Lesnie
AFI Awards: AFI Production Designer of the Year
Grant Major
Chicago Film Critics Association Award de Melhor Trilha Sonora
Andrew Lesnie
Las Vegas Film Critics Society Award de Melhor Figurino
Richard Taylor, Ngila Dickson
National Board of Review de Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett
Phoenix Film Critics Society Melhor Design de Produção
Grant Major
Satellite Award: Melhor DVD
Satellite Award de Melhor Edição
John Gilbert
Satellite Award de Melhor Filme de Animação
New Line Cinema
Satellite Award de Melhor Som
Christopher Boyes, Michael Semanick, Hammond Peek, ...
Robert Award: Melhor Filme Norte-Americano
Peter Jackson
Sinopse: O prólogo, narrado por Galadriel, mostra o Senhor da Escuridão, Sauron forjando o "Um Anel", na Montanha da Perdição, com o objetivo de conquistar as terras da Terra-média. A Última Aliança entre Elfos e Homens é formada para conter as forças de Sauron, aos pés da Montanha da Perdição, mas Sauron mata Elendil, Rei dos Homens da Terra-média.
O filho de Elendil, príncipe Isildur, apodera-se da espada partida do pai, Narsil, e consegue decepar a mão de Sauron, separando-o assim do "Um Anel", e vencer desta maneira os exércitos do Inimigo. No entanto, por ter Sauron sua "força vital" conectada ao anel, não pode ser completamente vencido a menos que o anel seja também destruído.
Mas só existe um local onde o "Um Anel" pode ser destruído: nas forjas da Montanha da Perdição, onde foi forjado. Isildur leva o anel até lá mas sucumbe à tentação de poder que o anel dá e recusa-se a destrui-lo. Mas tarde é morto por orcs e o "Um Anel" perde-se nas águas do Anduin. O anel é achado pela criatura Gollum, milhares de anos depois, que o leva para as profundezas da terra, onde permanece por cinco séculos, corrompendo a alma da criatura que o capturou e dando-lhe uma longevidade além do natural.
Como o Anel está ligado a Sauron, possui vontade própria e "deseja" ser achado. Dessa maneira, o Anel conscientemente abandona Gollum, em sua busca para reunir-se a Sauron. Assim, é encontrado por um hobbit, Bilbo Bolseiro, para desespero de Gollum. Bilbo retorna ao Condado, terra dos hobbits, com o Anel e a história pula sessenta anos para a frente. Este episódio da captura do anel por Bilbo é desenvolvido em outro filme também de Peter Jackson, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, lançado em 2012.
Em seu 111º aniversário, Bilbo deixa o Anel para seu sobrinho e herdeiro, Frodo Bolseiro, não sem muito pesar. O mago Gandalf, presente no aniversário, logo descobre ser este anel o "Um Anel" perdido por Isildur, agora considerado apenas uma lenda e desejado por Sauron. Para não correr riscos, Gandalf pede que Frodo abandone o Condado com o Anel e o manda para a cidade de Bri com seu melhor amigo Samwise "Sam" Gamgi, com planos de encontrá-lo lá, depois de passar por Isengard e pedir conselhos ao mestre de sua ordem, Saruman.
Saruman revela a Gandalf que os Nazgûl, ou Espectros do Anel, deixaram Mordor com instruções de capturar o "Um" e matar quem o carregue; tendo abraçado a causa de Sauron, Saruman aprisiona Gandalf no topo da torre Orthanc, em Isengard. De sua prisão, Gandalf é forçado a acompanhar as ordens dadas por Saruman aos seus servos, os orcs, serem cumpridas: a construção de armas para a guerra e a criação de um exército de elite dos orcs, chamado Uruk-hai.
Enquanto viajam para Bri, Frodo e Sam encontram seus amigos hobbits, Meriadoc "Merry" Brandebuque e Peregrin "Pippin" Tûk. Depois de encontrarem um Espectro do Anel pelo caminho, os amigos conseguem escapar de sua perseguição e alcançar Bri, onde são salvos por um homem chamado Passolargo, que concorda em guiá-los até Valfenda, cidade habitada por elfos, já que Gandalf não chega para o encontro marcado.
No curso da viagem, resolvem passar a noite no Topo do Vento, onde são atacados pelos Nazgûl. Passolargo consegue vencê-los mas Frodo é gravemente ferido por uma lâmina Morgul. Isso faz com que o grupo siga rápidamente para Valfenda na busca por socorro para Frodo. Com os Nazgûl em seu rastro, encontram a elfa Arwen que coloca Frodo em seu cavalo, Asfaloth, e galopa até Valfenda onde o hobbit é curado pelo pai de Arwen, Elrond.
Ao acordar em Valfenda, Frodo encontra Gandalf, que lhe explica porque faltou ao encontro em Bri (Gandalf fugiu da torre Orthanc com a ajuda da Águia Gwaihir). Frodo encontra também Bilbo hospedado junto aos elfos, em meio à tarefa de escrever suas memórias. Nesse meio tempo, representantes dos diversos povos que habitam a Terra-média começam a se reunir em Valfenda.
Elrond convoca então um Conselho para decidir o que deve ser feito com o Anel. Sabe-se que o "Um Anel" só pode ser destruído nas fornalhas da Montanha da Perdição, onde foi fundido. A Montanha da Perdição fica em Mordor, próxima à fortaleza de Sauron, Barad-dûr, o que torna a jornada incrivelmente perigosa. Frodo se propõe a levar o Anel até a Montanha da Perdição, quando vê a disputa que tal tarefa causa na assembleia.
Fica decidido então que o hobbit será o encarregado da missão, mas que será assessorado na tarefa por um grupo formado por representantes dos povos que habitam a Terra-média: o mago Gandalf, os amigos hobbits de Frodo, Sam, Merry e Pippin, o humano Passolargo (que revela ser Aragorn, o herdeiro de direito do trono de Gondor), o elfo Legolas, o anão Gimli e Boromir, filho do regente de Gondor. Juntos formam a Sociedade do Anel. A Sociedade parte de Valdenda e segue rumo a Mordor tentando atravessar a montanha Caradhras, onde são detidos pela magia de Saruman.
Com a insistência do anão Gimli, decidem então procurar por segurança e fazer o caminho por dentro das montanhas, através das Minas de Moria, pertencentes aos anões. Descobrem então que uma tentativa de colonização feita pelo "primo" de Gimli, Balin, falhou e que todos os anões das minas foram mortos. Eles também são então atacados por orcs e trolls e, na fuga, deparam-se com a Ruína de Isildur, um Balrog, antigo demônio, bloqueando a passagem na Ponte de Khazad-dûm. Para que o resto da Sociedade possa passar, Gandalf confronta-se com o Balrog e é arrastado por ele para as profundezas de Moria. Este é um duro golpe para a Sociedade que, no entanto, precisa seguir seu caminho.
O grupo precisa atravessar o reino de Lothlórien, onde são protegidos por seus governantes, Galadriel e seu marido Celeborn. Enquanto descansam, Boromir conta a Aragorn sobre os problemas que afliguem as terras de Gondor e o desejo do povo de ver surgir um rei forte que possa livrá-los da destruição. Frodo encontra-se com Galadriel que afirma ser ele aquele destinado a destruir o Anel. Galadriel dá a Frodo a Luz de Eärendil que contém a luz de Galadriel e que deve ser usado com sabedoria. Deixando Lothlórien, o grupo ruma direto para Mordor, seguindo pelo Grande Rio Anduin, até Parth Galen.
Lá chegando, Boromir tenta tomar o "Um Anel" de Frodo, acreditando ser este o único meio de salvar seu reino. Frodo tenta escapar colocando o Anel em seu dedo e desaparece em frente de Boromir. Fugindo de Boromir, Frodo encontra Aragorn que, ao contrário de Boromir, decide não tomar o Anel de Frodo. Percebendo que a tentação do Anel é forte demais para os membros da Sociedade, Frodo resolve deixá-los e ir até Mordor sozinho. Enquanto isso, o resto do grupo é atacado por Uruk-hai, enviados por Saruman, para destruir a Sociedade e apossar-se do Anel.
Merry e Pippin, percebendo que Frodo está partindo, resolvem distrair os orcs, para que Frodo possa fugir. Tomando consciência do erro que cometera, Boromir corre em auxílio dos dois hobbits em perigo mas é mortalmente ferido pelas flechas de Lurtz, comandante dos uruks; Boromir lamenta por ter tentado roubar o Anel de Frodo e morre nos braços de Aragorn.
Quanto aos dois hobbits, sem a proteção de Boromir, são capturados pelos orcs. Sam, melhor amigo de Frodo, percebe a intenção do amigo de seguir caminho sozinho; com risco de afogar-se entra no rio atrás do barco de Frodo que, ao ver a devoção do amigo, resgata-o e aceita sua companhia no resto da missão. Quanto aos outros membros da Sociedade do Anel (Aragorn, Gimli e Legolas), percebendo que esta não mais existe, resolvem seguir atrás dos dois hobbits capturados e livrá-los das garras dos orcs.
Elenco: